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Auguste Agassiz e Ernest Francillon
Auguste Agassiz e Ernest Francillon

Chegou à conclusão de que seria mais vantajoso tentar reunir debaixo do mesmo teto as diversas fases necessárias ao fabrico de um relógio.

Longines: elegância, tradição e performance

Presente na cidade de Saint-Imier, na Suíça, desde 1832, a Longines conta com um savoir-faire relojoeiro que reflete uma forte devoção à tradição, à elegância e à performance. Com largos anos de experiência como cronometrista de campeonatos mundiais de desporto ou como parceiro de federações desportivas internacionais, a Longines – famosa pela elegância dos seus relógios – faz parte do Swatch Group Ltd, o maior fabricante de artigos de relojoaria do mundo. Conhecida pelo símbolo da ampulheta alada, a marca conta com pontos de venda em mais de 150 países. Em 1832, Auguste Agassiz entrou no mundo da arte relojoeira ao associar-se a um estabelecimento comercial implantado em St. Imier. Rapidamente assumiria a direção da empresa, sob a designação comercial de Agassiz & Co. A empresa produzia, na época, relógios com base no sistema de établissage, no qual os relojoeiros trabalhavam em casa e forneciam os seus produtos às lojas. Agassiz criou uma rede de contactos comerciais que lhe permitiu comercializar os seus relógios noutros continentes, especialmente na América do Norte. Durante a década de 1850, Ernest Francillon, sobrinho de Agassiz, tomou as rédeas do negócio. Ao assumir esta responsabilidade, Francillon considerou a possibilidade de aperfeiçoar os métodos de fabrico utilizados na relojoaria local.

A fábrica da Longines em 1950

Chegou à conclusão de que seria mais vantajoso tentar reunir debaixo do mesmo teto as diversas fases necessárias ao fabrico de um relógio. Francillon tinha como objetivo criar uma fábrica na qual pudesse montar e finalizar todos os relógios, introduzindo alguns processos mecanizados. Para esse efeito, adquiriu em 1866 dois lotes de terreno adjacentes na margem direita do rio Suze, que atravessa o vale de St. Imier. O sítio era conhecido como Les Longines (“prados alongados”), nome que adotou para a fábrica que construiu em 1867 nesse mesmo local. Ernest Francillon contratou Jacques David, um jovem engenheiro familiar seu, para o ajudar a desenvolver as máquinas necessárias ao aperfeiçoamento do fabrico dos relógios. Durante os anos 1870, as opções industriais feitas por Francillon deram provas de eficácia e a fábrica continuou a sua expansão até ao primeiro terço do século XX: em 1911, a fábrica da Longines empregava mais de 1100 trabalhadores e comercializava os seus produtos em todo o mundo.

As investigações técnicas realizadas na Longines foram recompensadas com vários prémios, que lhe valeram a reputação de manufatura mais galardoada em exposições internacionais e universais, até à exposição de Barcelona, em 1929, com nada menos do que 10 Grandes Prémios. Em 1889, Francillon patenteou a marca comercial, composta pelo nome Longines e pela célebre ampulheta alada. A Longines é, atualmente, a marca e o logótipo mais antigos registados, sem modificações, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), ainda em atividade. A Longines utilizava, já em 1867, o símbolo da ampulheta alada e a designação comercial “Longines” como garantia de qualidade para combater as contrafações que tentavam tirar partido da sólida reputação adquirida pela empresa.

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